domingo, 31 de outubro de 2010

Capadocia - Parte 1 de 2

8 de Abril de 2002:
Fala pessoal!!
Bom, como já tinha dito, esse fim de semana fui pra Cappadocia (mais informações, vejam o wiki) e, ao contrario do que todos me disseram, essa é a melhor época pra se visitar essa região pois tudo é mais barato, não é tumultuado, não é tão quente e nem tão frio... show de bola!

Sexta (5 de abril de 2002):
Comecei a fazer minha apresentação do Brasil em Flash pra mostrar pro pessoal daqui do trabalho... ta ficando bem legal... depois mando pra vcs. Fui pra casa, tomei um banho e dei um pulinho na AIESEC pra dar um alo. Alo dado fui pra rodoviária pois ainda tinha que ir pra Ankara me encontrar com a Marcia pra irmos pra Cappadocia. 3 horas de busum, chego em Ankara... temos que esperar 1 hora ainda pra pegar o outro ônibus. 1:30 da manha, pegamos o busum e fomos embora pra Urgup... 5 horas de viagem.

Sábado (6 de abril de 2002):
6:15 - O ônibus para numa cidadezinha minúscula e um carinha diz que é Urgup... ok... somos os últimos a sair do ônibus, só tinha nos 2 indo pra lá, o resto do povo desceu nas outras cidades pelo caminho. Rodamos um pouco pra reconhecer o local e encontramos uma confeitaria aberta, onde fomos tomar um café.
Quando as coisas começaram a abrir resolvemos explorar a cidade e ir pedir informações no museu onde tinha um treco de informações turísticas. Blz, temos 4 cidades pra visitar, onde veremos as tais pedras e cavernas da Cappadocia... ônibus de 2 em 2 horas... ok... temos tempo pra explorar mais um pouco Urgup. Andamos e andamos e nada muito interessante pra se ver... vamos pras cidades q é melhor!


Pegamos o busum e fomos pra Goreme onde tem um museu aberto. É uma espécie de área protegida onde tem uma serie de igrejas dentro das montanhas... Essa área toda é formada por rochas vulcânicas o que faz com que sejam bem moles e fáceis de escavar. Os antigos cristãos fizeram verdadeiras cidades dentro das pedras pra poderem fugir da perseguição dos outros povos (sou péssimo em historia, me desculpem). Levamos mais de uma hora lá dentro entrado em cada buraco e tentando decifrar o que significava cada uma das coisas que encontrávamos... mas o lugar é sensacional!

Tour feito, pé na estrada pra cidade de Goreme que fica pertinho, só 2 km. Em Goreme fomos almoçar e depois pé na estrada pra próxima cidade chamada Cavusin que fica não muito longe... por volta de uns 4 km.

Em Cavusin pudemos chegar bem perto das tais pedras que parecem uns cogumelos gigantes... o lugar é mágico... subimos um morrão e ficamos no ponto mais alto da cidade de onde pudemos ver varias formações diferentes dessas pedras e estávamos do lado de uma... pudemos ate mesmo tocar... show de bola!! Pra todo lado que olhávamos víamos buracos nas rochas em lugares que até mesmo hoje em dia seria difícil de alcançar... inacreditável! Esse tipo de lugar não dá pra descrever em palavras nem mesmo em fotos... só indo até lá pra ver... é mágico... é de tirar o fôlego completamente.

Entrada para o Museu de Goreme
Fôlego recuperado descemos o morrão e fomos em direção a estrada novamente... próxima parada Zelve. Zelve é um pouco mais longe... uns 5 km, mas ainda assim é perto... da pra ir andando na boa, o problema era uma chuva sinistra que estava armando bem nas nossas cabeças. Depois de muito andar e quase correr, a chuva começou a cair, mas de maneira fraca pois estava ventando muito e isso tava fazendo com que a nuvem fosse pra um outro lado... Quando estávamos ha uns 2 km de Zelve vimos as tais formações rochosas que aparecem em todos os postais... E muito parecida com a que estivemos perto, mas em vez de 1 cogumelo por morro, esse são mais altos e tem 3 pedras em cima fazendo 3 cogumelos em cada um... inacreditável que alguém tenha feito isso ou ate mesmo a natureza. Eu vou colocar as fotos em breve no site... eu tirei algumas com a câmera digital e outras com a normal que vai pra revelação hoje ainda.


Nesse lugar onde tinham os cogumelos, tinha também vários ônibus parados e um comércio de bugiganga. O problema foi que o vento resolveu parar de soprar e a água começou a cair dando aquela castigada!! Ficamos de papo com um dos vendedores e ele nos descolou uma carona até Zelve que era bem perto dali.


Chegando em Zelve, cadê a cidade?? Zelve se resume a um museu aberto igual ao que já tínhamos visto em Goreme e um comercio local... não tem cidade. Tudo bem, sentamos num barzinho e esperamos o tal ônibus que só passa de 2 em 2 horas pra voltarmos pra Urgup pois estava caindo muita água e nem rolava de enfrentar a chuva pra ir pra Avanos que seria nossa ultima parada antes de voltar.


Chegamos de volta a Urgup e pelos nossos planos a próxima parada seria Nevsehir onde passaríamos a noite. Por indicação de um carinha muito gente fina na rodoviária ficamos em Urgup mesmo pois lá era tudo mais barato, e acabou sendo mesmo. Conseguimos um quarto com banheiro, água quente, numa casa que o dono usa como pensão por apenas 12 milhões... 6 pra cada um... O cara queria cobrar 20 milhões mas conseguimos baixar pra 12. Nessa época do ano é melhor 12 que nada.

Saímos pra comprar algumas coisas pra comer, tomamos banho, comemos pão com queijo (muito parecido com queijo minas) e uma pasta de chocolate boa pra caramba, tomamos um vinho que a Marcia tinha comprado e quase não conseguimos abrir pois compramos um saca-rolhas que não funcionava direito, mas com um pouco de paciência tudo deu certo, e fomos dormir pois estávamos destruídos...

Continua no próximo post->  Capadocia parte 2

Nenhum comentário: