sábado, 30 de outubro de 2010

Leiam e pensem nisso!!

4 de Abril de 2002:

Fala Pessoal!!
Bom, hoje eu não to muito legal pra fazer piadas das coisas que rolam por aqui não... dormi bem, refleti um bocado sobre as minhas experiências aqui e quando cheguei no escritório tinham vários e-mails que se referiam a uma mesma coisa... reflexão.

Li um e-mail do Tarso (trainee brasileiro no México), onde ele dizia estar revoltado com tudo que esta rolando e sempre rolou ai no Brasil, pois ele esta vendo o Brasil de um angulo diferente o que fez ele começar a pensar em muitas coisas... Peguei o que o Tarso escreveu e trouxe pra minha realidade aqui na Turquia. Não e muito diferente do Brasil não.

Eles são um povo alegre, que sabem usar a tecnologia, tanto que todo mundo aqui tem celular, assim como no Brasil. Eles são um povo de passado de guerras, eles conquistaram alguns territórios da Grécia, roubaram metade da Ilha de Chipre, entre outras coisas. Mas acho que atualmente eles estão acomodados assim como o povo brasileiro. A economia aqui e totalmente instável, com a moeda valendo milhões. Tudo aqui e na base dos milhões, ao menos no Brasil nos cortamos os zeros. Esse mesmo povo alegre e também bem pobre. Assim como no Brasil aqui tem uma minoria muito rica e uma maioria muito pobre.

Aqui acontece uma coisa muito interessante. Todos os homens são obrigados a ir pro serviço militar após terminarem seus estudos, sabe pq? Os militares aqui são muito fortes... quase todo dinheiro da Turquia vai pra eles, eles são muito ricos. Por terem essa forca toda vc não vê violência urbana como no Brasil. Assalto aqui é quase inexistente pois a policia esta em todo canto e os bandidos tem medo deles... respeitam mesmo. Mas mesmo assim eles tem medo de uma coisa simples. O pensamento dos estudantes que ao começarem e ver o mundo como um todo, começam a querer provocar mudanças aqui dentro... por isso ao terminar os estudo (seja ele qual for... ate mesmo pos graduação), o cara tem que ir pro exercito. Eles devem liberar o cara depois de uma lavagem cerebral. Assim essa pessoa passa a não ser mais uma ameaça pra eles.

No Brasil eles fazem diferente... Eles simplesmente não dão educação pro povo pra que ele não possa pensar, e não pensando não irá contra o que os "poderosos" decidirem. A educação aqui e show de bola! Uma coisa que eles não economizam. Assim como no Brasil, não e pra todos. As grandes universidades como as 2 que tem aqui na minha cidade, tem um vestibular sinistro mas a infra-estrutura delas e de dar inveja a muita faculdade particular no Brasil. Eles tem um sistema diferente... antes da faculdade o aluno fica 1 ano só estudando inglês. Depois disso ele faz o vestibular... bem estranho, mas toda a população universitária fala inglês, mesmo que não seja fluente, tem noção do idioma e consegue entender.
Como eu sempre falo por aqui quando me perguntam pq eu escolhi a Turquia, eu to aqui pra aprender coisas pra levar pro Brasil e pra mostrar pra todos ai o que eles fazem aqui de certo e de errado. Estou aqui tb pq esse lugar e diferente de qualquer outro e muito diferente do Brasil, ou seja, eu tenho muito a ensinar a eles também.

Alguns de vcs sabem que eu trabalho numa ONG, a ConnAction, que tem como um dos objetivos o trabalho com significado. Eu trouxe esse conceito pra eles e acho que consegui colocar eles pra pensar em algo. Mas o bonitão aqui que vos escreve esqueceu de aplicar isso na vida dele. Meu trabalho e show de bola... tenho liberdade de criar as coisas, tenho carta branca em todos os departamentos, estou sempre em contato com pessoas em reuniões, o pessoal da empresa é muito gente fina, eles ficam doidos quando eu começo a soltar umas expressões em turco, meu chefe se amarra em mim pois eu sempre dou um jeito de fazer o que ele quer, enfim... meu trabalho é muito bom... mas ok... no que ele esta ajudando a sociedade em si?? Qual o significado dele? Fazer um sistemão e ajudar a aumentar a produtividade da empresa com um menor custo seria e resposta de muitos... mas isso é tão pouco frente ao que eu poderia estar usando meus conhecimentos pra promover, assim como estou fazendo na ConnAction, mesmo daqui.

Galera, minha cabeça tá a mil... desculpa pelo e-mail gigantesco e sem as piadinhas de sempre mas eu tava precisando desse desabafo com vcs... ainda bem que esse fim de semana eu vou dar uma relaxada na Cappadocia, andando uns 50 km por dia pra conseguir visitar todos os sítios de lá com o menor custo (to virando turco mesmo... pão duuuuro...).

Beijos pessoal e por favor... pensem nisso que eu escrevi. Se alguém quiser discutir mais sobre alguma coisa, me escreve... ok??
Alex, Xand, Alexandre, Lopes ou o que vcs preferirem!

Próximo Post: Capadócia Parte 1

Nenhum comentário: