sábado, 30 de outubro de 2010

Fim de semana em Istambul (parte 1)

1 de Abril de 2002:
Fala Galera...

Como fiz muita coisa esse fim de semana vou quebrar o e-mail em 2 partes ok? Bom, o fim de semana foi show de bola... aventura pura em Istambul, mas to destruído por causa disso, eu só dormi 5 horas e pouco no ônibus e to aqui trabalhando... Mas valeu a pena.



Sexta (29 de Março):

Meu chefe doido mudou meu projeto, ele quer que eu faça também um sistema de CRM pra companhia... ele é meio louco. Fui jantar no lugar de sempre onde rola uma comidinha caseira e levei uma galera nova comigo. Acho que o pessoal gostou de lá tb. De lá fomos pra casa da Aysegul pra ver um programa na TV local sobre a AIESEC. Eu não entendo nada, mas eles riram um bocado pois os 3 apresentadores do programa eram: Salih (próximo presidente), Cem (responsável por finanças) e Ozkan (responsável por service and learning). O programa foi bem divertido pois os 3 são figuraças! Como meu busum pra Istambul partia meia noite fomos pra Rodoviária depois do programa e pegamos ele.

Curioso pra saber como se vai de Eskisehir a Istanbul? Uma ajuda do Google (nos dias de hoje), clica aqui.

Sábado (30 de Março):
Chegamos em Istambul e como tínhamos combinado com a Marcia (trainee brasileira em Ankara) iríamos nos encontrar em frente a uma das 2 companhias (a dela ou a nossa). Ficamos lá um tempão até q ela apareceu... ela tinha ficado presa no banheiro da rodoviária... e eu já preocupado dela ter descido no lado Asiático (Sim, Istanbul fica em 2 continentes, Europa e Asia) ou nem ter vindo. De lá fomos pro escritório da AIESEC com a ajuda do carinha da AIESEC que foi conosco pra lá.

Uma vez no escritório ficamos esperando uma pessoa da AIESEC Istambul pra nos ajudar a fazer nosso roteiro, afinal de contas eles tem a melhor equipe de recepção e ajuda aos trainees do mundo... Esperamos até as 10 horas da manhã e fomos embora procurar um centro de informações turísticas. Pegamos mapas, todas as informações de como ir e vir e dos melhores lugares e fomos nos aventurar.

Primeira parada Sultanahmet. Lá fomos primeiro pra Haya Sofia que era uma igreja católica mas que parece que foi tomada pelos turcos otomanos e transformada numa mesquita pois tem as 2 arquiteturas juntas... bem interessante. Pra entrar 5 milhões... 5 milhões?? Muito caro pois dentro não tem nada interessante pra se ver, ate pq eles estão reformando então o grande domo central esta cheio de estrutura metálica... Bom, somos turistas, temos que pagar pra entrar nesses lugares e afinal de contas tínhamos que entrar ali. Não estava no budget, teremos que economizar em alguma outra coisa.

Ingresso Haya Sofia - 5 milhoes de liras turcas

Depois disso fomos ver a Mesquita Azul. Como é mesquita, não precisamos pagar nada.. .ainda bem... Eu ouvi muita coisa dessa mesquita mas ela não é tão diferente das outras grandes mesquitas não... ela é muito bonita é claro, mas é igual a todas as outras... a não ser pela decoração interna que é toda em azul e super bonita... Lá dentro um policial falando em inglês começou a dar em cima das meninas, querendo tirar foto com elas e tal... foi divertido.

Ingresso Topikapi Palace - 5 milhões de liras turcas
Saindo de lá fomos pro Palácio Topkapi onde vários Sultões (ta certo isso??) viveram em meados do século 14, 15 ate o século 19. Mais 5 milhões só pra entrar no palácio e se quiséssemos ver o Harem, o tesouro e outras coisas teríamos que pagar mais... no way... vai me desculpar... O lugar é lindo, esses caras viviam bem pra kct! O palácio em si tem 5 partes, a primeira, a mais externa, era aberta a todos, a segunda só os convidados podiam entrar e lá tem um grande jardim com muita área verde e coisas bonitas. A terceira era só pros chefes de estado e famílias to alto clero. Nessa parte se encontrava a sala de convenções, a biblioteca, a sala de honrarias ao sultão, etc. As outras 2 eram exclusivas do Sultão e de quem ele quisesse que entrasse lá. A ultima, a mais restrita e virada pro mar e tinha ate piscina... bom, um tipo de laguinho mas que pelo que li o pessoal tomava banho nele. Uma coisa interessante é que esses caras eram muito gordos... as roupas deles eram gigantescas! E mais uma coisa interessante, a influencia oriental nesse palácio e uma coisa q se nota fácil... ate nas roupas dos caras. O telhado da biblioteca que fica no meio de um jardim tem a aparência de telhados chineses...

Saindo do Palácio fomos ao Gran Bazar... as meninas queriam comprar algumas coisas e eu poderia usar meu turco por lá pra negociar preço. Esse bazar é algo inacreditável... é muito grande. O mercadão de Madureira vira uma mercearia ou aqueles mercadinhos de esquina perto dele. Rodamos um bocado procurando algo de interessante pra comprar e sempre sendo abordados pelos vendedores que falam milhões de línguas... Marcia comprou uma roupa de dança do ventre pra sobrinha dela. Conseguimos baixar o preço de 65 milhões pra 25 milhões... o cara falava inglês, mas acho que por eu estar falando os preços em turco, ele se tocou que não adiantava meter preço de turista q não levaríamos, pois não éramos simples turistas. Claudia comprou um chale por 8 milhões, depois do cara ter dado o preço de 13, e eu comprei um presentinho pra minha irmã por 1 milhão, depois do preço inicial de 6 milhões. Nessa negociação eu só falei em turco com o cara, foi bem divertido, quando saímos de lá ele pediu pra não contarmos pra ninguém que ele tinha vendido só por 1 milhão a parada... Bom, por mim tudo bem, não conheço ninguém mesmo. Rodamos mais um pouco, Marcia comprou uns anéis de ouro e fomos embora pois já estava bem tarde e tínhamos que descolar um lugar pra dormir.


Escritório da AIESEC novamente, encontramos com a coordenadora do time de recepção de trainees e ela rapidinho descolou um canto pra dormirmos. Eles são muito bons em resolver problemas pontuais, mas são muito ruins em planejamento, incrível. No escritório encontrei meu amigo Zeki que estava com uns amigos dele e antes de irmos pra casa da menina dormir fomos dar uma volta pra papear e comer algo. Comemos e fomos procurar um café pra nos divertirmos um pouco. Em Beyoglu, onde fica a AIESEC tem muitos cafés legais com musica, boates, show de bola, mas éramos 8 e rodamos um bocado ate encontrar um lugar um pouco mais vazio pra ficarmos. Antes disso fomos barrados numa boate pois estávamos com nossas mochilas e como bom brasileiro malandro eu nunca iria deixá-la na recepção dando sopa só pra poder entrar numa boate, mesmo sendo de graça. De lá fomos dormir na casa da menina em Sisli (nome do bairro)...

Como eu disse preciso quebrar em 2... aconteceu muita coisa nesse fim de semana... no próximo e-mail, o domingão!
Beijos!!
Xand

Próximo Post: Parte 2 (Domingo)

Nenhum comentário: