sábado, 30 de outubro de 2010

Fim de semana em Istambul (parte 2)

Continuando o relato do Fim de semana em Istanbul (Parte 1).
O Sábado foi agitado... o domingo foi mais ainda... e como sempre por nossa conta...

Domingo (31 de Março):
De manha cedo ainda na casa da menina sentei no chão da sala com a Marcia e começamos a tentar traçar um roteiro pra ir pra alguns lugares interessantes que faltavam pra visitarmos, mas a maioria deles ficava meio longe um do outro... nada que um busao e uma barca pudesse resolver fácil. Traçamos o roteiro e falamos pra Claudia, mas ela preferiu seguir o caminho dela e fazer seu próprio roteiro sozinha... pra mim tudo bem então fomos pra Taksim comer algo e sair pra nos aventurar.

Em taksim comemos uns sandubas (que eles chamam aí no Brasil de churrasco grego/turco) e nos dividimos. Nosso primeiro ponto seria a mesquita Sulaimaniye mas como o ônibus tem horário praquela região fomos antes comprar a passagem de volta da Marcia. Novamente tive que usar meu turco pra entender os preços pois como sempre eles não falam inglês... só algumas palavras chaves que algumas vezes ajudam pra caramba... Compramos, descobrimos onde eu iria pegar o micro ônibus pra ir pra rodoviária a noite e fomos pro ponto pegar nosso busum pra primeira parada do domingão que estava só começando.
Como essas mesquitas são todas iguais, acabamos descendo do ônibus na mesquita errada, uma tal de Yeni, que e muito bonita por sinal... tão bonita quanto a mesquita azul por dentro... pro fora a Azul dá show. Só fomos perceber que não estávamos na Sulaimaniye quando entramos na mesquita, mas tudo bem... temos um mapa... vamos tentar achar o caminho certo.

Subindo uma das ruas encontramos uns pequenos grupos de turistas e resolvemos segui-los pois parecia que eles estavam indo pra tal mesquita tb... Não era muito bem pra ela que eles estavam indo, acabamos parando em frente a uma torre chamada Beyazit Tower... não sei muito sobre ela pois estava fechado pra visitação, mas essa torre estava no mapa como ponto turístico... menos mal... resolvemos então parar de seguir os outros e achar o caminho por conta própria.

Andamos, andamos, andamos... achamos a tal mesquita... grande... gigantesca... a maior delas eu acho. Na entrada um carinha com uma roupinha engraçada e um trecão de suco nas costas se ofereceu pra tirar nossa foto, mas fizemos o contrario... ambos tiraram fotos com ele... Depois ele nos ofereceu suco de cereja, muito gostoso por sinal, mas o preço foi meio alto d+... 1 milhão e meio... Xandinho meteu o turco dele e baixou pra 1 milhão os 2 copos... tá dentro do preço, afinal somos turistas. Quando íamos entrar na mesquita começou a cerimônia deles e ela fechou pra visitação... tínhamos 2 opções: ou esperar ou visitar um aqueduto que vimos quando estávamos voltando pra casa de ônibus no dia anterior. A segunda opção foi a escolhida por ambos e voltamos a caminhar seguindo as trilhas do mapa.

Andamos um bocado, compramos uma garrafona de água, chocolate, e enfim chegamos no aqueduto... esse treco trazia água pra estação de bombeiros deles da época, muito legal... tiramos umas fotos e pegamos o caminho de volta pois já tinha passado meia hora, mais que suficiente pra ter terminado a sessão religiosa deles.

Mais 20 e poucos minutos de caminhada chegamos novamente nela e quem viu uma mesquita viu todas... ela é só maior, mas por dentro e tudo igual... essa por sua vez é toda laranja, diferente da Azul que é azul e da Yeni que era azul com amarelo. Por ser muito grande vc se sente um nada dentro dela... e uma sensação bem estranha. Ficamos um tempinho por lá e traçamos nosso roteiro pra próxima parada: Uskudar

Pra chegarmos a Uskudar precisaríamos pegar um barco, pois fica do lado asiático, mas não tínhamos noção de onde... andamos um pouco, pedimos informações pra uns policiais e encontramos o lugar... O tempo todo muito frio, a temperatura nos dois dias deve ter sido uns 10 graus, mas nada se compara ao frio que faz do lado de fora do barco quando ele esta atravessando o Bósforo. Ficamos do lado de fora pois poderíamos tirar umas fotos com a cidade ao fundo... coisa de turista mesmo. O barco é bem rapidinho e logo estávamos em Uskudar. Lá tem uma tal de casa das meninas. E uma pequena torre no meio do Bósforo bem pertinho de Uskudar que deve ter alguma historia com algumas menina mas ainda não consegui descobri. Um frio do kct novamente um vento q dava pra arrastar as pessoas, mas tudo bem... aventura é aventura.

Antes da próxima parada, paramos pra comer uma batata inglesa recheada com uns trecos tipo self-service. Mais uma vez o cara não falava inglês e quando eu perguntei o preço em turco ele ficou todo feliz pois pensou que eu fosse turco e começou a puxar assunto. Eu como não entendi nada q ele estava falando comecei a meter inglês no meio e ele reparou que não éramos turcos. Disse que era de Eskisehir e ele logo falou que Eskisehir e mais frio que Istambul... pois é, nem precisava ter falado nada... Pra surpresa dele novamente eu disse que era brasileiro e a Marcia tb... ele achou que eu fosse da Alemanha e a Marcia da Franca... Pagamos as batatas (meio caro mas com esse maluquinho eu nem tentei negociar nada pois ele foi muito simpático conosco, caprichou nos recheios e eu tava de saco cheio de ficar negociando tudo) e fomos sentar à beira do Bósforo pra comer... Nem precisa falar q eu congelei fácil! Mas tudo bem... estomago forrado vamos pegar a barca pra atravessar o Bósforo novamente, próxima parada Besiktas.

De Besiktas fomos andando pra Ortakoy que e um bairro bem do lado da ponte que atravessa o Bósforo... Um lugar legal onde a minha amiga Azade mora e eu já tinha estado com ela. Falando nela eu liguei e ela estava por lá... marcamos de nos encontrar em frente a uma mesquita (tem por todos os lados uma) mas ela teve que ir embora pois um amigo dela que estava lá estava de partida pra Bursa... mas foi legal... matamos as saudades. Após esse encontro rápido, Marcia resolveu comprar um anel e rodamos um bocado o mercado. Achamos uma pulseira igual a que ela comprou no Gran Bazaar no dia anterior, mas ela comprou por 20 milhões e o cara queria cobrar 75... hehehe sai fora! Nem perdi meu tempo negociando nada. Rodamos um pouco (mulher nesses lugares é uma desgraça... toda barraquinha para pra ver anel por anel...) e pegamos um ônibus pra Taksim pra voltar ao escritório da AIESEC pois já estava bem tarde.

Do escritório pra algum lugar pra comer, e depois pegar o micro ônibus pra rodoviária e voltar pra cá. Sem muitas novidades. Marcia pegou o ônibus dela no mesmo horário e foi pra Ankara.

Agora eu to aqui dando pequenas cochiladas pois o sono ta acabando comigo... O fim de semana foi bem agitado e como não dormi direito to destruído, mas hj eu coloco o sono em dia... mas antes preciso lavar minhas cuecas e minhas meias.

Galera, espero que tenham conseguido ler tudo... e desculpa pelo e-mail longo mas eu tentei resumir o que rolou.. o problema e que fizemos muitas coisas em só 2 dias. Mas agora e a vez de vcs... e ai? Como foi o feriadão?? Espero que tenham curtido e comido muito chocolate.. me escrevam...
Beijos a todos com saudades!
Xand

Próximo post Primeiro de Abril

Nenhum comentário: