terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ephesus - Izmir, parte 1 de 3

Segunda, 15 de Abril de 2002:
Fala pessoal!!
Esse fim de semana foi muito bom... Não pelo lugar que ajudou muito pra isso, é claro, mas também pq muitas coisas aconteceram do nada e tudo acabou dando certo!! Vou quebrar em 3 senão vai ficar muito grande blz?? Então vamos lá!

Sexta (12 de abril de 2002):
Trouxe minha mochila pro trabalho o que gerou uma serie de perguntas sobre minha jornada... o pq de eu ir pra Ankara primeiro, por exemplo, virou discussão entre departamentos... heheheh foi engraçado! Sai daqui umas 4:40 e peguei o busum pro otogar... depois foi só ir pra Ankara na boa. Chegando em Ankara encontrei Marcia rodando me procurando pois ela tinha me passado o numero errado do portão... ela trocou "peron 130" por "peron 103"... Mas no final deu tudo certo e antes de entrar no busum comemos um sanduba! A viagem pra Izmir foi tranquila a não ser por um cara que era o comissário de bordo do ônibus ficar nos enchendo o saco pois éramos turistas e ele queria conversar enquanto nós queríamos dormir... O pior e que ele estava fedendo pra kct!! Toda hora ele parava do nosso lado ou nas cadeiras atrás da nossa pra ficar ouvindo os papos (mesmo sem entender nada) e o cheiro vinha...! 8 horas e meia depois chegamos a Izmir!

Sábado (13 de Abril):
Izmir nas fotos é uma cidade tão bonita, com praias, litoral, mas ao redor da rodoviária só pude ver montanhas... Ao lado, uma fabrica de cimento e mais nada... kd a cidade das fotos?? Bom deixa pra lá, nossa próxima parada é Ephesus (Efes), e pra isso só precisamos pegar outro ônibus aqui mesmo. Um pit stop no banheiro pra se recompor da viagem fomos comprar as passagens pra Selçuk, uma cidade ao lado de Efes. Essa segunda parte da viagem dura 1 hora.

Passagem Izmir - Selçuk

Chegando lá, uma cidade bonitinha... com centro de informações turísticas (fechado), um mercadão ao ar livre show de bola, um castelo gigantesco no alto de um morro e bem perto (3km apenas) Efes.
Apos rodarmos um pouco o mercadão, comprarmos uns manuais, mapas e uns trecos pra comer. Colocamos o pé na estrada pra Efes mas, no meio do caminho, uma placa dizia "Artemision" e olhamos no manual... Pra nossa surpresa isso e uma das 7 maravilhas do mundo antigo, o Templo de Ártemis... ficamos curiosos e entramos pra ver. Bom, não é atoa que eles não cobram nada pra entrar pois o templo de Artemis se resume hoje a um único pilar no meio de um matagal com umas outras pedras caídas no chão. Isso é uma das 7 maravilhas do mundo antigo?? Só espero que Ephesus seja algo um pouco mais que 1 único pilar.

Continuamos andando e um pouco antes da entrada de Ephesus vimos uma placa "7 sleepers cave". Olhamos novamente e descobrimos que tinha uma lenda aqui sobre 7 jovens que dormiram numa caverna e acordaram 300 anos depois e saíram pra comprar pão... coisa de turco, mas a caverna é bem bonita... é como uma grande casa encravada no meio das montanhas e num lugar de difícil acesso. Por isso que os caras dormiram tanto!!

Saindo de lá fomos então pra Ephesus! Na entrada pedimos desconto de estudante à mulher passou pente fino nas carteirinhas... só a minha passou, a Marcia teve que pagar os 15 milhões... eu paguei só 5, mas tudo bem... vamos lá. Primeira parada o grande Teatro. O teatro é grande mesmo mas muito parecido com todos aqueles outros que tem espalhados por todos os cantos... um semicírculo de degraus com um espaço no centro pras apresentações. A única diferença e que esse esta dentro de Ephesus!! Seguindo a Marble Street iríamos sair na biblioteca de Celsus. Nessa mesma rua ainda do lado direito pudemos ver umas pedras jogadas no chão... o resto de um antigo mercado aberto.

A biblioteca de Celsus é muito linda... não muito grande mas cheia de detalhes na entrada. Ao lado a entrada do mercadão aberto que também é toda cheia de detalhes e com inscrições em alguma língua (latim talvez). Ali do lado tinha também algo não identificado coberto por um telhado de zinco e muito grande... a entrada custava 20 milhões (4 vezes a entrada de Ephesus). Bom, ficamos sem saber o que era, mas não parece ser nada importante não... Nem no meu mapa tem informação sobre o que seria isso. Então subimos a rua dos Curretes. Nessa rua encontramos a entrada do Templo de Hadrian, a fonte de Trajan, o Gate de Heracles entre outras coisas... No final dela sairíamos no templo de Domitian e na Fonte de Polio. A beleza desse lugar e fantástica mas em alguns pontos é perceptível que os turcos colocaram as pedras uma sobre as outras sem se importar se era assim originalmente ou não... apenas colocaram pra ter algo ali empilhado... horrível!
Todas as fotos (não muitas infelizmente) no meu Picasa: Ephesus
-- Continua --

Próximo Post: Izmir/Efesus Parte 2

Nenhum comentário: