sábado, 6 de novembro de 2010

Ephesus - Izmir, parte 2 de 3

Ainda no Sábado (13 de Abril de 2002):

Saindo dessa rua pegamos um outro caminho que nos levaria ao Odeon, ao State Agora que era onde se realizavam os encontros políticos e aos "Varius Baths", além da Basílica. O Odeon é uma miniatura do Teatro, mas com algumas diferenças pois foi projetado pros seminários e discussões políticas ao aberto com o povo. O restante das coisas mencionadas acima estão em tal estado de conservação que só sabemos que aquilo é ou não algo olhando no mapa... infelizmente.

Esse era o final da nossa aventura dentro de Ephesus, mas ainda tínhamos a casa da Virgem Maria pra visitar... só tinha um problema: tínhamos que subir mais de 7 km a pé pra chegarmos lá. 7 quilômetros não são nada mas já havíamos andando pelo menos uns 11 km até ali. Enquanto decidíamos o que fazer, encontramos 2 coreanos negociando com um taxista... entramos no meio do papo pra ver qualé e se conseguíamos algo melhor sendo 4. Papo vai, papo vem, e o cara não queria fazer um preço legal pros 4... então, pé na estrada, vamos ver no que vai dar isso ai!

Depois de uns 3 km e pouco conversando com os coreanos e subindo num ritmo bom estávamos muito cansados... tentamos pedir carona pra uns carros que estavam subindo mas em vão. Do nada uma caminhonete para ao nosso lado. Nós nem sequer tínhamos visto ela e o cara fez com sinais que era pra subirmos na caçamba e irmos com ele sem problemas. Foi a salvação! De cima do carro vimos que ainda tínhamos um bom pedaço de subida pela frente e que demoraríamos um bocado pra chegar lá. Enfim chegamos!

A entrada é preço único, 7 milhões e meio... salgada! A metade do preço normal de Ephesus, espero que tenha algo interessante na casa da Virgem Maria. Bom, como o nome diz é uma casa. Hoje é uma pequena igreja, mas foi a casa dela. O lugar se resume a isso. Uma casinha bem pequena, pequena mesmo... Desculpem-me mas subir 7 km de estrada, pagar 7 milhões e meio (o preço da passagem de ônibus Ankara-Izmir), pra ver uma casinha? Ta certo que foi a ultima residência de Virgem Maria, mas peraê! Bom, sem problemas, esse era o tipo de lugar que tínhamos que visitar... não tinha como irmos embora sem passar por aqui. Eu acho que mesmo reclamando a Virgem Maria nos ajudou e pegamos uma carona pra descer com o mesmo carinha... ele acabou nos deixando lá na cidade... economizamos uns 17 km de caminhada no barato. Os coreanos desceram antes pois queriam conhecer a caverna dos 7 dorminhocos.



Ingresso para a Casa da Virgem Maria

Novamente na cidade fomos conhecer a igreja de St. John, o castelo e a mesquita. Na porta de igreja um carinha nos chamou em inglês perguntando se precisávamos de ajuda... papo vai, papo vem ele acabou descolando uma entrada pra nos 2 de graça na tal igreja que custava 3 milhões pra cada um. Tiramos umas fotos e voltamos. Continuamos conversando com ele, tiramos umas fotos e fomos conhecer a mesquita que e muito bonita por sinal... tem uma área aberta dentro dela, o que e totalmente diferente de todas que já vimos antes, alem de ter as colunas iguais às de Ephesus.

Quando voltamos pra lojinha do carinha dissemos a ele que tínhamos que voltar e não é que ele quase nos descola uma carona de graça com um taxista amigo dele? Pena que o cara estava com passageiro, então fomos com ele até a avenida principal pra pegarmos um ônibus. Pegamos o ônibus e fomos de volta pra Izmir.

Em Izmir, na rodoviária nada de novo, comemos, comprarmos as passagens e voltamos pra Ankara.
Outras fotos dessa aventura, no Picasaweb: Ephesus

Nenhum comentário: