domingo, 12 de dezembro de 2010

Termessos e volta pra casa (Antalya 4/4)

Segunda, 22 de Abril de 2002: Termessos e volta pra casa

Acordei cedo novamente pois tinha combinado com a Claudia de irmos pra Termessos. Ela alugou um carro pros 7 dias que ela vai ficar por aqui, então poderíamos ir pra onde quiséssemos... isso e bom.

Termessos é um lugar onde Alexandre o Grande construiu uma cidade mas no meio das montanhas... Se hoje em dia o acesso é difícil imagina quando ele construiu (uns 300 anos antes de Cristo). Ainda tem muita coisa inteira nessa cidade como por exemplo o local onde era o Hamam (local de banho), a muralha principal da cidade, o teatro, o mercado que ficava no subterrâneo mas lá pro alto da montanha, as tumbas, entre outras coisas. Na verdade eu não sei se ele construiu ou conquistou pois eu li sobre a cidade em 2 lugares e em casa um fala uma coisa diferente.

O lugar e muito alto.. lá de cima da pra ver as montanhas ao longe e tudo, pena que começou a armar uma chuva bem quando estávamos no teatro... o jeito foi se esconder quando a água com granizo começou a cair. Isso foi mais ou menos no meio do passeio, ou seja, em metade dos lugares tivemos que ir com o chão todo molhado e escorregadio. Mas tudo bem... foi divertido correr da chuva em pleno Teatro da cidade construída pelo meu xará!

Aventura terminada depois de muitos sobe e desce voltamos ao carro e perguntei a Claudia se ela queria ir pra mais algum lugar pois ainda eram 1 e pouca da tarde... muito cedo. A resposta foi seca: "Vou voltar pra cidade e pra pensão onde estou". Ok, só que é perda de tempo pois tem um local pertinho de Termessos com quedas dágua, tem o parque nacional, entre outros... Mas, ela está com o carro e não dá pra ir a pé ou de ônibus, então voltamos pra cidade.

Como ainda estava sol, o carioca aqui resolveu ir pra onde?? Praia é claro! Mas eu não estava com muita sorte não... fiquei na praia e 45 minutos depois o Sol se escondeu e começou a armar uma chuva sinistra... o jeito foi ir embora antes da água começar a cair. Voltei então pra praça da cidade onde estava rolando uma apresentação com umas crianças que são turcas mas descendentes de pessoas vindas de outros países. É a comemoração do feriado deles, como se fosse um dia das crianças pra nós.

Como a chuva resolveu cair de vez corri pra um Internet café onde depois de algum tempo quem eu encontro?? A Claudia que disse que não conseguiu dormir e resolveu gastar o tempo num Internet café... que pessoal estranho. Bom, ficamos lá, eu usei tb pra responder alguns e-mails e procurar a previsão do tempo de terça em Antalya e pra minha surpresa: Chuva!

Saindo do Internet café fomos jantar onde decidi trocar minha passagem de terça a noite pra segunda a noite pois não estava afim de ficar numa cidade de praia com chuva e sem ter pra onde ir pois ela iria pra uns lugares chatos e também nem me convidou pra ir com ela... então estava mesmo sem programa pra terça.

Voltei pra casa do Unal e depois de algum tempo tentando explicar pra mãe dele consegui dizer que queria trocar minha passagem pra mais tarde no mesmo dia de noite pois o tempo não estava legal. O pai dele por conhecer o pessoal do posto de venda de passagens da empresa me ajudou e troquei a passagem na boa. Eu percebi que eles ficaram meio tristes mas eu não tinha como explicar pra eles em turco o pq da minha mudança de planos tão repentina. Quando chegar em Eskisehir eu falo com o Unal e peço pra ele explicar melhor.

No mais foi só pegar o ônibus e enfrentar 7 horas de estrada sentado, pois minha cadeira não estava deitando e não tinha outra vazia pra eu trocar de lugar... mas tudo bem... curti um bocado por lá. Cheguei em Eskisehir as 6:30 da matina e fui pra casa dormir um pouco.

Bom, esse foi meu fim de semana em Antalya... apesar de eu não ter planejado nada deu tudo certo... isso e bom!

Galera vou ficando por aqui! Mais tarde escrevo como foi o feriado de terça aqui na cidade fazendo absolutamente NADA!!!

Beijos com saudades!!

Alex

Próximo Post: Resolvendo pepinos...

Nenhum comentário: