quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fim de semana em Denizli / Pamukkale

27 de Julho - Sábado: Pamukkale!

Depois da aventura pra conseguir chegar aqui, finalmente meu ônibus chegou a Delizli. Como o ônibus da Kati só chegava as 9:40 e eram 6 da manha eu tinha que arrumar algo pra fazer. Dormi sentado na rodoviária, andei em volta, fiquei de papo com um carinha numa empresa de ônibus (em turco, é claro), vi os horários dos meus ônibus de volta ($13.000), escrevi no verso das minhas fotos, troquei de roupa e finalmente ela chegou.

Da rodoviária, micro-ônibus ($1.000) pra Pamukkale. Ao chegar lá um carinha nos cobrou 1 milhão pra entrar, mas eu não estava vendo as rochas brancas dos cartões postais, só via umas ruínas da cidade de Hierápolis. Perguntei pro cara e ele me disse que era tudo junto naquela área. Então pagamos ($1.000) e fomos conferir.

Pamukkale significa "montanha de algodão" pois e um morro onde existe uma fonte de água natural porem com uma concentração de sais de cálcio e magnésio muito alta, fazendo com que toda a superfície do morro fique branco como neve ou algodão. Onde a água fica represada criam-se pequenas piscinas e a coloração da água toma um tom azulado... e uma visão muito bonita porem como no passado era totalmente aberto ao publico as pessoas acabaram destruindo o local.

Destruição mesmo quem fez foram os próprios turcos que pra "proteger" fecharam ao publico as piscinas naturas mas pra compensar tentaram fazer umas outras artificiais pra simular as naturais. Só que eles construíram no meio do local onde tem as naturais, destruindo o local, e as piscinas artificiais são totalmente diferentes das naturais, não tem nada a ver. Resultado o local ficou feio e totalmente descaracterizado. A parte onde tem as naturais e sensacional, mas quando se olha pro outro lado da ate raiva do que eles fizeram.

Bom, como eram umas 11 da manha decidimos ficar perto das ruínas, onde tinham umas arvores, de bobeira conversando e fazendo o tempo passar ate o sol dar uma melhorada ($1.500 - 2 águas). Volta e meia dávamos uma andada pra ver mais ruínas e parávamos perto de outras arvores. La pras 3 decidimos ir pras piscinas naturais e conhece melhor o local pois só tínhamos dado uma rápida olhada antes.

Tiramos umas fotos e tal mas estávamos meio decepcionados com o local... quase no final da descida finalmente um local que valia a pena ficar um tempo... uma piscina semi-natural onde a água era azul florescente por causa da luz do sol e dos sais, o lugar e show... quer dizer, se vc não olhar muito ao redor. Mas ficamos um tempinho por la. Nesse mesmo lugar a Kati conheceu uma família húngara e eles ficaram um tempo batendo papo.

De la fomos procurar um lugar pra passar a noite e ao andar pela rua do vilarejo os donos das pensões atacam, perguntando se não queremos ver o local e tal. Conseguimos um por 5 milhões para cada um ($10.000), metade do preço que eu estava esperando pagar e o lugar e bom, confortável. Largamos o trecos por lá, tomamos um banho e fomos jantar. Depois de jantar voltamos ao morro que estava iluminado por umas luzes brancas meio azuladas o que dava um efeito sensacional e ficamos por la ate tarde.

Finanças: 7.000 - 26.500 (gastos do dia) = - 19.500 + 24.150 (anterior) = 4.650 + (Saldo final)

28 de Julho - Domingo: Denizli

Só acordamos meio dia pois queríamos descansar o máximo possível e de lá pegamos um micro-ônibus ($500) pra Denizli. Em Denizli não tinha muita coisa pra se ver não... rodamos um pouco andando pra explorar os arredores da rodoviária, sempre perguntando as pessoas nas lojas se tinha algum lugar pra se visitar por ali e a resposta era a mesma... nada. Voltamos então depois de almoçar ($1250) pra rodoviária onde assistimos a corrida de Formula 1. A Kati é viciada em Formula 1 mas ela e torcedora da McLaren, e eu sou Ferrarista...

Apos a corrida foi só esperar ate a hora do ônibus e cada um voltar pra sua cidade. Pegamos o ônibus as 5 da tarde e eu só cheguei aqui em Eskisehir as 11 da noite. Ao menos dessa vez a viagem foi um pouco mais confortável. Comprei cartões postais tb ($450).

Finanças: 7.000 - 2.200 (gastos do dia) = 4.800 + 4.650 (anterior) = 9.450 + (Saldo final)