sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

City Tour em Istanbul com o pessoal de Eskisehir

11 de Agosto: City Tour

Estávamos esgotados então acordamos somente as 10 e apos banho e outros saímos as 12:30 pra Sultanahmet onde eu daria uma de guia pros 3 que nunca tinham visitado Istanbul. Alguns trainees foram pro palácio de Dolmabahce mas preferimos o tour básico primeiro, sobrando tempo iriamos lá.

Ao pegar o ônibus em Besisktas, vimos escrito "Topikapi" e consideramos que ele fosse pro Topikapi Palaca. Perguntamos e a resposta foi positiva... então lá fomos nos. Topikapi e um bairro em Istanbul, longe pra kct do palácio... ficamos perdidos até que pedimos ajuda pra um monte de gente e fomos nos encontrando e fomos pro lugar certo. O problema era o calor que estava matando.

Fomos na Mesquita Azul e quando eles decidiram entrar na Santa Sofia eu não entrei com eles pois tinha que pagar e eu já tinha visitado. Marcamos um horário e eu fui comer algo ($1.000) enquanto esperava. 

Enquanto esperava fui abordado por um cara querendo me vender um livro sobre Istanbul, mas eu não tava querendo. Como turco vive pra negociar ele começou a querer me vender por mais de vinte milhões e eu dizendo que não, até disse que se ele tivesse em português eu comprava, achando que ele não teria. O cara arregalou os olhos e saiu correndo. Não o vi por alguns minutos mas do nada ele me aparece com o livro, em português, tive que comprar. Até consegui um bom preço ($7.000)

Quando voltei pra me encontrar com eles quem eu esbarro no meio da rua? Ebru e Narin que são da AIESEC Istanbul. Elas tinham programado um tour com os trainees novos na parte histórica de Istanbul, nos juntamos a eles então e de lá fomos almoçar ($2.600).


Apos rango, eles queriam ir ao Graan Bazaar, mas eu tinha informações de que ele fica fechado aos domingos... mesmo assim eles tentaram... demos de cara na porta. Fomos então pra Torre de Galatas, que tem uma estoria de um cara que construiu asas de cera e começou a voar a partir do topo da torre em direção ao sol, mas logo no inicio as asas derreteram e ele caiu no canal de Bosforo. Pra subir na torre tínhamos que pagar 6 milhões... nem pensar! Ficamos de papo esperando os trainees que foram lá no alto descerem.

Ao sairmos de lá, eu e Marta voltamos pra estacão de trem ($2.900 dolmus, barca, tram, etc) pois o trem baratinho saia as 8. Ficamos de papo sentados num pier até o horário do trem, com direito a por do sol por trás das mesquitas de Sultanahmet e tudo...


O trem não tem poltronas e sim uns lugares fechados por porta com 6 lugares... 3 de frente pra 3. Enquanto estávamos procurando um senhor com o filho nos perguntaram quanto nos éramos e dissemos 2 então ficaríamos com eles. Esse senhor e alguma coisa na Turquia pois não precisa pagar trem. Fomos conversando a viagem inteira em turco. Ele me disse que tinha mais 3 filhos e um bebe de colo. O cara tem 50 anos e ta na ativa total! Ele queria que eu fosse no casamento do filho mais velho dele, o problema e que ele mora no extremo leste da Turquia... sem condições.


Nessa viagem de trem, Marta virou minha noiva pra não termos nenhum problema de caras dando em cima dela. Quando a mulher e namorada, noiva ou algo do tipo os turcos costumam respeitar, se falar que não tem ligação nenhuma fudeu... eles ficam enchendo o saco. Esse senhor ficava sorrindo de felicidade quando eu começava a conversar com a Marta em inglês e ficávamos rindo das coisas que ele me dizia e eu traduzia... Ele devia pensar que éramos um casal muito feliz, etc. Ele chegou a nos dizer isso. Ele gosta de ver casais jovens felizes juntos.

Umas 6 horas depois chegamos em Eskisehir e levei Marta em casa e fui pra minha tomar um banho e dar uma relaxada até a hora de ir pro trabalho.

Finanças: 5.000 - 15.500 (gastos do dia) = -10.500 - 28.100 (saldo ant.) = 38.600 - (Saldo final)

Nenhum comentário: